quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Vendo o Mundo - Parte I

O mundo sobre nossa perspectiva individual

De um ponto filosófico nossa relação com o mundo se faz através de nossa subjetividade, o nosso eu encara o mundo e tudo parece girar ao nosso redor. Se nossa percepção do mundo é subjetiva fica normal acharmos que os eventos que nos rodeiam façam uma relação intensa somente conosco. Não somos dotados das qualidades de vulcano Spok de Jornada nas Estrelas, que ao aproximar do outro compartilha os sentimentos de forma igual (uma espécie de bluetooth de sentimentos). Nós seres humanos sentimos e absorvemos o mundo a partir de nós mesmos. Parece estranho falar isso, mas iremos tentar elucidar esta afirmação.

Geralmente quando assistimos um filme parece que estamos diante das cenas como observadores, coisa que realmente somos. No filme Robocop o policial Alex Murphy foi transformado "em um moderno e poderoso cyborg de combate ao crime []"1. Mas quando o Robocop é "ligado" a tomada do filme simula a nossa perspectiva, ou seja, nós expectadores enxergamos através do Robocop. É desta maneira que enxergamos a Vida, mas como isso é tão normal nunca paramos pra refletir sobre isso.

Talvez essa forma singular de enxergar o mundo nos leve a crer que o mundo realmente rode em nossa função, que tudo é uma grande conspiração contra nós ou o contrário, que tudo esta sendo construído para nós. E também por este motivo as religiões consigam agregar vários novos fiéis, já que em vez da Vida (entendida como existência) temos um Deus conspirando contra ou ao nosso favor. Além das religiões toda sorte de esoterismos fariam sentido, toda gama de horóscopos ganhariam substância, porque são calcados nas "qualidades naturais" de cada pessoa.

Daí também o berço favorável para se criar condutas egoístas (no mundo o que importa sou eu), egocênticas (o mundo gira ao meu redor), pragmatismos (faço sempre o que me dá retorno), etc. Na próxima postagem veremos que o mundo pode ser observado de outra perspectiva, aguardem pois minha cabeça já tá doendo....


Referências

(1) http://pt.wikipedia.org/wiki/RoboCop

Nenhum comentário: