sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Aonde Vamos Nos Esconder?

Talvez a Vida nos leve para rincões e isto nos faça tender ora para um lado, ora para o outro. Mas o fato é que nos escondemos todos os dias atrás de rotinas/comentários/hábitos/ e principalmente discursos!

Ontem socialistas, hoje capitalistas. Outrora progressistas, agora conservadores, um dia pensamos na humanidade e noutro só enxergamos nosso umbigo. Parece que não existe uma forma coerente de se posicionar no mundo.

Não sou contra as mudanças de pensamentos, mas hoje a falta de criticidade deixa uma multidão de pessoas na base dos achismos e ao sabor dos ventos. Sei também que o que estou descrevendo se insere no campo das ideias e por isso mesmo fica sujeito ao ato do discurso. E por isso mesmo ao longo dos tempos me parece que nossos discursos dependem da nossa situação em determinado tempo e espaço.

Consigo fazer minha autocrítica, consigo entender algumas conexões, continuo fazendo minhas eternas perguntas. Ainda creio no bem coletivo e tudo isso fica indefensável em um mundo onde o eu impera. Queria poder descrever com mais riqueza de detalhes esta mal estar, e até espero continuar a falar destas formas contemporâneas de acomodação das ideias.

Nenhum comentário: