sábado, 15 de outubro de 2011

Iracema Meu Grande Amor Foi Você

Dia dos Professores

Estudei o antigo primeiro grau, hoje ensino fundamental, na Escola Municipal Iracema Marques da Silveira, aqui em São Paulo. E posso dizer que não tive muitos problemas com o estudo em si. Nunca fui um excelente aluno mas, principalmente nas matérias de humanas, mandava bem.

Acredito piamente que minhas professoras nas séries iniciais foram responsáveis diretas por esta minha afinidade com os estudos. Sei também que minha postura diante dos estudos contribui muito, ou no limite facilitou o trabalho das professoras. Contudo elas foram profissionais sensacionais e amavam o que faziam.

http://www.adur-rj.org.br/5com/pop-up/mundo_precisa_professores.htm

Claro que os tempos eram outros. Os professores eram admirados e respeitados, pouquíssimos alunos se atreviam a desrespeitar um professor durante as aulas. Talvez por medo, pois boa parte dos professores atuavam de forma autoritária na sala de aula, mas também por admiração para com aqueles que nos ensinavam.

A escola, naquela época, inspirava muito cuidado por parte dos alunos. Professores austeros, diretoria firme, ensino um pouco puxado e o "livro negro" que deixava muitos com medo de terem seus nomes escritos em suas páginas.

Embora existisse toda essa gama de possibilidades, haviam também uma biblioteca que era efetivamente usada (não podemos reclamar do que tivemos acesso), aulas com conteúdo e principalmente professores que se dedicaram muito mais do que somente ensinar o conteúdo do currículo escolar ora vigente.

Estávamos em uma época especial da nossa história recente. Sobre a abertura política, onde sonhos de um pais melhor se confrontavam com o receio dos que mandavam no país . E por isso mesmo na escola encontrávamos os dois modos de ensinar.

Sou fruto desta escola, desta postura diante do ensino, deste reconhecimento do papel social do professor, desta dedicação dos profissionais da Educação. Sou fruto do trabalho daqueles que se mantiveram sonhando com um mundo melhor, mas trabalhando da melhor forma possível com os entraves do mundo real.

Nenhum comentário: