quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Preciso Reaprender a Falar

Hoje de madrugada cheguei a conclusão que preciso reaprender a falar. Tive toda certeza que me expresso mal quando utilizo o aparelho fonador. Talvez não seja a todo momento, senão não haveria comunicação, mas em determinados momentos onde preciso me expressar a coisa desanda.

Diz a nossa tradição judaico-cristã-ocidental que "No princípio era o Verbo" e por isso vem a palavra e depois a escrita. Da até pra se discutir isso com base no desenvolvimento das crianças, e blá-blá-blá.  Primeiro é a fala, são as palavras que expressam nosso mundo e nosso modo de pensar. Dai talvez meu gosto pela escrita, muitas vezes meu eterno refúgio.

Sendo assim vou "tentar" aprender a me expressar melhor, a dizer o que penso com mais clareza. Tentarei aprender com os cartunistas e suas tirinhas maravilhosos que conseguem se expressar em três tempos.


As vezes nos esquecemos que uma má comunicação pode gerar problemas. Mas uma boa comunicação também pode gerar problemas. A palavra tem o seu poder e este poder hoje é usado através do excessivo uso da retórica (veja os tópicos Meios de persuasão e Retórica versus oratória) e que gera falácias. O problema em si se dá na mutação do discurso retórico em oratória no sentido latido do artigo da Wikipédia. Ou na atual dificuldade de separar um do outro.
Ainda no que tange ao poder da palavra, talvez uma agressão verbal doa mais que a agressão física. Palavras podem nos magoar muito. As marcas de algumas agressões físicas podem sumir já o efeito das palavras podem rondar nossa psique por anos a fio.

E aqui cabe um pequeno adendo. Por causa da citação bíblica de João 1:1 passei mais de uma hora vagando pelo ciberespaço a procura da expressão certa esbarrei, além dos links já citados, com:


Nenhum comentário: