quinta-feira, 6 de outubro de 2011

TV e TV, com (Re)Flexões

Assisti a novela das 7 (19h00), o Jornal Nacional, a novela das 8 (20h00) e mudei minha atitude diante do futebol!!! Mudei o canal e assisti "Um Milhão na Mesa" e depois "Amor e Revolução".

Nos primeiros momentos parecia meus pais, acho que agora sou um clone deles. A novela previsível e as noticias "enlatadas" são quase uma tônica na minha atual fase da Vida. Novelas por parte da minha mãe e JN e quase novelas por parte do meu pai - ele aderiu a este mundo com a novela Roque Santeiro.

Depois virei um indiano querendo ganhar 1 milhão, de reais, diga-se de passagem, e perdi tudo que não ganhei em quase uma hora. O Sílvio Santos é o melhor - e isto não é ironia!

Depois mais novela. Mas tenho que admitir que esta é diferente, sua temática me atrai. Claro que tem os clichês das novelas, mas é recheada de fatos históricos dos últimos 50 anos de um país chamado Brasil. É claro que se me utilizasse do academicismo iria dizer que a História pode estar sendo retorcida, que os elementos não são tão bem feitos, que em pouco espaço de tempo muitas questões estão sendo deixadas de lado, blá-blá-blá, etc; contudo para mim ela está sendo muito bem feita.

Posso me esconder no fato do próprio autor ter bacharelado em Ciências Sociais e Mestrado em Sociologia e que sua pesquisa foi excelente; poderia me esconder na trilha sonora que me faz viajar; poderia me esconder nos fatos históricos que foram pulando da tela enquanto assistia este (enterro do estudante no Rio de Janeiro) e muitos outros anteriormente...

Porém realmente o que me atrai é ver e sentir uma época que me forjou ideologicamente, que me fez enxergar o mundo de um jeito diferente, que lembra e me faz refletir sobre minha trajetória neste mundão sem cerca. E é sobre esta trajetória que quero escrever em pequenas doses... Ah, antes que eu esqueça, acho que estou tentado a aceitar o desafio do Aurelio Jargas de ficar 30 dias sem TV!

Nenhum comentário: