quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Estou em Dívida e Preciso Pagar

"Devo não nego/ Pago quando puder" Eis o célebre ditado. Dito, agora corro para saldar minha dívida e repor 5 postagens aqui no blog. E esta será a primeira parcela da dívida paga.

Outro dia me peguei ressuscitando velhos ditados e percebi que eles continham uma grande carga da sabedoria popular. Saquei de relance que a sabedoria popular (alguns filósofos diriam senso comum) é realmente importante.

Antes estava diante da verdade, depois a dúvida me possibilitou conhecer mais e finalmente a busca por conhecimento, que classifico como existencial, me abriu os olhos para as outras possibilidades que nos cercam. 

O mundo pode ser explicado com várias "teorias" e a sabedoria popular, através também dos ditados populares, é uma delas. Como diria Gramsci o bom senso "é o núcleo sadio do senso comum". Porém antes de chegar aqui na leitura de Gramsci segui o seguinte roteiro:

Detinha a verdade logo arrotava-a sempre que podia. Por isso, entre outras coisas, desdenhava do senso comum, satanizava a TV e sua doutrinação; achava que tudo popularizado estava a serviço do "sistema".

Porém a dúvida se estabeleceu. Quando quis entender porque detínhamos a verdade e mesmo assim muitos não a queriam, estudei mais sobre aquilo que acreditava e isto me levou a duvidar cada vez mais sobre a "nossa" verdade.

Comecei a ser mais crítico. E desta forma pude perceber que seria mais fácil explicar o mundo usando os elementos que nos são mais próximos, para a partir daí alçar questionamentos mais altos. Quanto temos algo comum por vários indivíduos, como programas de TV, temos um terreno que sabendo ser explorado pode brotar boas ideias e até novos conhecimentos sobre o que nos cerca.

Claro que nem tudo é certinho assim. Adquirir conhecimento não é um processo linear. Não se consegue aprender através de uma linha de montagem, não é um processo fordista. As vezes avançamos, depois retrocedemos, logo saltamos etapas, etc. A Vida também é assim e infelizmente não percebemos desta forma, mas isto é assunto para outra postagem.

Nenhum comentário: